Homenagens marcam aniversário de cem anos da Piba

Foi no segundo dia de celebrações, 19 de setembro, que a Primeira Igreja Batista de Aracaju (Piba) completou cem anos. A comemoração do grande dia começou, às 7 horas da manhã, com o Culto da Alvorada. Já no período da noite, muitas homenagens foram prestadas a igreja precursora da denominação Batista no Estado. O pastor presidente da Piba, Paulo Sérgio dos Santos recebeu das mãos do 1º vice-presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), Dr. Lyncoln Pereira de Araújo, uma placa de reconhecimento pela contribuição da igreja nos trabalhos batistas no Brasil.

“A história deste Estado está ligado a história dos batistas e a história desta igreja. Por isso, essa é uma noite importante para o povo de Deus que serve nesta igreja e neste Estado. A jornada que esta igreja fez ao longo dos cem anos certamente marcou muitas vidas, muitas famílias e muitas cidades”, afirmou o 1º vice-presidente da CBB, Lyncoln Pereira de Araújo.

As homenagens continuaram e das mãos do presidente da Convenção Batista Sergipana, Paulo Marinho, o presidente da Piba, Paulo Sérgio, recebeu ainda uma Placa de Honra ao Mérito. “A Piba tem sido grande cooperadora da obra do Senhor. Por isso, a Convenção Batista Sergipana é muito grata a Deus pela existência desta igreja e pelos bravos irmãos batistas de Penedo que atravessaram o Rio São Francisco  e vieram fincar a bandeira Santa do Evangelho de Jesus Cristo em terras sergipanas”, ressaltou o pastor Marinho.

A  União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (Umese) também homenageou a Piba, entregando placas de Honra ao Mérito ao pastor presidente Paulo Sérgio dos Santos; pastor emérito, Jabes Nogueira; 2º vice-presidente, Jabes Nogueira Filho e 3º vice-presidente, Elias Lima.

“É algo singular. Louvamos a Deus por tudo que tem feito por nós. É uma profunda manifestação de agradecimento ao Deus Trino por ter nos conduzido ao longo dos cem anos.  Portanto, até aqui nos ajudou o Senhor por isso estamos alegres” declarou o pastor emérito da Piba homenageado, Jabes Nogueira, que pastoreou a igreja centenária por 43 anos.

As Congregações de Poço Verde; Frei Paulo; Bugio e Japoatã estiveram presentes ao culto festivo dos cem anos da Piba. Além das congregações, igrejas organizadas pela Piba também compareceram. A Primeira Igreja Batista de Propriá, que completa 90 anos em 2014, foi uma delas.   E como filha da igreja centenária também prestou homenagens a Piba com placa de reconhecimento. “Queremos aqui prestar um tributo a Deus pela vida dos oito irmãos vindos da Piba, que com o missionário norte-americano Charles Franklin, deram inicio a Primeira Igreja Batista de Propriá. Louvamos a Deus pela insistência dessa igreja na nossa historia”, pastor presidente da Pib de Propriá, Sandro Vieira Ribeiro.

Graças a fé e perseverança dos irmãos de Penedo a Primeira Igreja Batista de Aracaju foi fundada em 1913. E como forma de reconhecimento e gratidão a Deus pelo envio de homens e mulheres a Sergipe, a Piba passou uma placa de Honra ao Mérito à igreja de Penedo, representada pelo pastor presidente Antonio Carlos Araújo.

“Nos alegramos esta noite por saber que fazemos parte dessa história. Há cem anos alguns irmãos de Penedo tiveram a ousadia de atravessar o velho chico para fazer esta obra em Sergipe. Em agradecimento por tudo que esta igreja fez ao longo dos últimos três meses na cidade de Penedo, impactando a comunidade de Vila Matias com um trabalho evangelístico, passamos também uma placa de gratidão a esta amada igreja que comemora neste ano de 2013 seu centenário”, relatou pastor Antonio Carlos Araújo, que veio acompanhado de mais quarenta irmãos da Pib de Penedo.  

A festa do centenário que seguiu até o domingo, 22, com apresentações dos corais Vozes de Sião; Masculino; Idade Feliz; Rosa de Sarom e o Coro do Centenário organizado este ano.

As mensagens bíblicas ficaram a cargo dos conferencistas Dr.Lyncoln Pereira de Araújo, 1º vice-presidente da CBB; Pr. Jabes Nogueira Filho, 1º vice-presidente da Piba; Pr. Natanael Menezes Cruz, presidente da Piba de Jaboatão/PE; Pr. Walter Júnior, da Igreja Batista do Rio da Prata/RJ; Pr. Miqueas da Paz Barreto, da Igreja Batista da Concórdia/PE e Pr. Emérito da Piba, Jabes Nogueira.

Como toda festa de aniversário, a Piba teve direito a bolo. Em uníssono a igreja cantou o tradicional “Parabéns” a igreja centenária. Ao término do culto membros da Piba e convidados receberam pelos colaboradores do Departamento de Comunicação  um bolo simbólico do centenário da Piba.